quinta-feira, 25 de junho de 2009

Mantras em Sanscrito



Mantras em sanscrito
"NO PRINCIPIO ERA O VERBO E O VERBO ERA DEUS"

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.” – Bíblia cristã (Jo 1.1-3)

Através de Sua fala, surgiu o Universo” – Brihad-aranyaka Upanishad (1.2.4)

Queiramos ou não, o som tem uma capacidade imensa de condicionar a nossa consciência. De fato, a maior parte do condicionamento ocorre por meio do som, particurlamente na forma de palavras, das quais deriva a educação que estrutura a nossa mente. O som move a mente e o coração. Ele pode penetrar profundamente e alcançar nossos desejos e aspirações mais profundos. A fala perpassa o universo, que é a manifestação do verbo divino. A mente como entidade orgânica, requer o condicionamento correto, a exemplo do corpo. Este requer um regime alimentar específico, momento e modo adequados de se alimentar, exercicios e sono. A mente tambem requer uma dieta envolvendo impressões, exercicios e descanso.

MANTRA quer dizer o "instrumento da mente" ou "o som que protege a mente" . O controle da mente e o desenvolvimento das capacidades ocultas que lhes são peculiares (sidhis) vêm à luz por meio do poder do mantra. Este é o método principal no tratamento da consciência (Chitta) e se presta à cura de todos os níveis da mente, internos e externos. Ele pode alterar ou erradicar latências e impressões profundas. Por essa razão é a principal terapia Ayurvédica para tratar os problemas psicológicos, e pode ser muito útil para problemas físicos.

O mantra semente (bijans) "OM" refere-se a OM TAT SAT, a verdade absoluta. A literatura védica da India descrevem-no como a força natural básica intrinsica a todos os fenômenos da natureza. É o som do universo se expandindo e é tambem o som do pulsar de cada átomo. É a essencia de todos os vedas; é. portanto, o mantra entre os mantras(tem sido relacionado com a palavra hebraica "Amen", utilizada para finalizar as orações na liturgia cristã).

O OM decompõe-se em três elementos: A, U, M, já que o som "O" resulta das fusões dos sons A e U. A letra A se refere ao mantenedor do universo VISNU, a letra U se refere à Deusa da fortuna SRI, e a letra M refere-se ao servos deles, que é o vigesimo quinto elemento a se manifestar na natureza material. O vigesimo quinto elemento é a JIVA, o ser vivo. Todo ser vivo é um servo do Divino e o Divino é o seu verdadeiro e eterno amigo.

O Om não só representa o conceito do som universal como também é o meio de colocar o individuo em sintonia com o cosmos. Se for pronunciado de forma curta e repetida, contribui com o cessar do fluxo de pensamentos. Caso seja pronunciado de forma longa e ininterrupta propiciará o despertar de poderes psíquicos. A silaba OM é a manifestação sonora de Deus ou verdade absoluta, a mais fiel tradução do universo manifestado.

O OM também é um PRANAVA - palavra carregada de Prana energia vital. Os Pranavas geralmente são inseridos no inicio de um mantra, conferindo a este um poder maior.

Os sons dos mantras produzem efeitos psicológicos e fisiológicos específicos. Assim como o clima quente ou frio afeta nosso corpo de determinada forma, os sons e o modo como repetimos também nos afetam; entretanto, os efeitos dos fatores externos sobre o nosso corpo são mais fáceis de observar do que os efeitos do som.

Os mantras devem ser pronunciados com propriedade, devem ser feitos com cuidado, na forma de um ritual sagrado, não como simples passatempo. Para ser eficaz, um mantra deve ser repetido pelo menos cem vezes ao dia durante um período de no mínimo um mês.

Caitanya Mahaprabhu (Mahaprabhu significa "o grande mestre") apareceu em Bengala, Índia, em 1486 e viveu apenas quarenta e oito anos; contudo, iniciou uma revolução na consciência espiritual que afetou profundamente a vida de milhões de pessoas.
Célebre como um grandioso santo mesmo na juventude, Caitanya Mahaprabhu deixou família e amigos aos vinte e quatro anos para ensinar a esquecida essência da milenar sabedoria védica em toda a Índia.  Caitanya Mahaprabhu ensinou como se pode agir com consciência espiritual mesmo dentro do lar, do serviço e dos assuntos sociais.
Dessa maneira, Seus ensinamentos, embora intemporais, possuem especial relevância para o mundo contemporâneo. Ele ensinou um processo prático que todos podem executar para sentir diretamente o êxtase do amor puro por Deus, por meio do cantar de Seus Santos Nomes ("Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare").
Caitanya Mahaprabhu é o Avatar da nova era. E a Suprema Personalidade de Deus Sri Krishna que veio como um devoto para nos ensinar as práticas da Bhakti Yoga, que é o serviço devocional a Deus.
Seus ensinamentos até hoje são executados em todo mundo pelos Vaishnavas mais conhecidos como "Hare Krishnas", os quais são devotos que se reunem para cantar as glórias dos Santos Nomes, estudar os livros sagrados (os Vedas) e comer "prasada" (comidas santificadas por Deus)...



http://www.youtube.com/watch?v=GohCT7WG5W8

OUÇA, CANTE E SEJA FELIZ

Um comentário: