quinta-feira, 15 de setembro de 2011





CIMATICA
A sinfonia do Som e da Vibração
A ciência que estuda a manifestação da forma a partir do som.

Cymatics (do grego “κύμα” (kyma), que significa “onda” e “τα κυματικά” (ta kymatica), que significa “assuntos relativos às ondas”), é o estudo dos fenômenos de onda, liderada pelo suíço médico e cientista natural Hans Jenny (1904-1972).
Em nossa cultura moderna, onde para muitos é ver para crer, como é que sabemos o que está por trás dos praticantes de energia sobre o poder do som?
Existe evidência de que a vibração e o som pode afetar a matéria e interagir com as moléculas e estimular a nossa cura? E se assim for, podemos medir os seus efeitos?
No século XVIII, o cientista alemão Ernst Chladni e músico, conhecido como o pai da acústica, deu um passo para responder a estas perguntas. Ele mostrou, em experimentos simples e fácil visual, o som afeta a matéria. Quando ele tomou um arco em torno da borda de um prato coberto de areia fina, a areia formou vários padrões geométricos, como mostrado abaixo.
Outro pioneiro nesta área foi o Dr. Hans Jenny. Médico suíço e cientista, Dr. Jenny entendeu a importância da vibração do som, e se propôs a estudar um único ângulo. Suas experiências fascinantes no estudo dos fenômenos de onda que ele chamou cimática - cimática (de Kyma grego, significa "onda"), nos dá nada menos do que as imagens de como o som importa influências.
Nos anos sessenta, Dr. Jenny colocou fluido, areia e pó em placas de metal, emocionou com um gerador de frequência especial e um alto-falante. Seus experimentos produziram padrões bonitos e intrincados que eram exclusivas de cada vibração individual. Além disso, esses padrões variando permaneceu intacto enquanto o som pulsava através da substância. Se o som parou, o padrão entrou em colapso.

Para muitos, esses experimentos mostram que o som pode realmente mudar formas, freqüências diferentes produzem resultados diferentes, e que o som realmente cria e mantém a forma.
Embora mais conhecido pela sua deslumbrante cimática imagens, Dr. Jenny era também um artista e músico, cientista e historiador, filósofo e físico. Talvez mais importante, ele era um estudante sério das formas da natureza com grande poder de observação.
Se o ciclo das estações, penas de aves, uma gota de chuva, o tempo padrão de formação, montanhas ou ondas - ou até mesmo a poesia, a tabela periódica, música ou sistemas sociais - Dr. Jenny era uma subjacente tema unificador: padrões de onda produzida pela vibração.
"Onde quer que vemos, podemos descrever o que vemos em termos de periodicidade e ritmos",Para ele, tudo reflete padrões de vibração inerente, envolvendo número proporção e simetria, que ele chamou de "princípio harmônico.
Dr. Jenny incentivou-nos a continuar a investigação sobre o fenômeno das ondas. O objetivo de tais estudos, ele explicou, era "ouvir" os sistemas da natureza.
"O que fazemos é, aprendemos a" ouvir "os processos de florescer em flores, para" ouvir "a embriologia em suas manifestações e compreender o processo de internalização", escreveu ele
Nossas células respondem ao som
As implicações do trabalho do Dr. Jenny são imensas, principalmente para o campo da cura e da medicina vibracional. Se o som pode mudar a substância, pode alterar a nossa paisagem interior? Como os padrões de vibração são ambíquas na natureza, qual o papel que desempenham na criação e manutenção das células do nosso próprio corpo? Como os padrões vibracionais de um corpo doente diferem dos padrões vibracionais de um corpo saudavel? E nós podemos tonar as vibrações doentes e saudáveis?Enquanto o Dr. Jenny não se concentrou sobre as possibilidades de cura de som e vibração, seu trabalho inspirou muitos cujo destino era a fazer isso.
Dois outros pesquisadores criaram um poder esmagador de provas visuais sólidas, são os cientists japonês Masaru Emoto e Fabien Maman. Maman, um compositor francês acupunturista e bioenergética, e Helene Grimal, um biólogo, esses fizeram experiências com células saudáveis
​​e as células cancerosas para ver como eles respondem à voz e instrumentos diversos.
Em seu livro O Papel da Música no Século XXI, têm relatórios que Maman fala dos efeitos sonoros dramáticos em suas fotografias captadas das desestabilização progressiva das estruturas das células cancerosas . Quando Maman jogou sons progressivos até a escala musical, as células cancerosas eventualmente explodiu.
O cientista japonês, Masaru Emoto mostrou os efeitos poderosos do som, fotografar cristais de água. Em seus experimentos notáveis, ele tocou a música clássica e canções folclóricas do Japão e outros países através de alto-falantes colocados ao lado das amostras de água. Ele, então, congelou a água para fazer cristais e comparou a estrutura de cristal de amostras diferentes. Com cada peça de música, a amostra de água formou cristais diferentes, lindamente geométrica. Quando ele tocou a música heavy metal, a estrutura básica hexagonal de vidro de água quebrou em pedaços.
Em outro experimento, Emoto e 300 outros se reuniram às margens de um lago muito poluído no Japão, e falou em voz alta uma afirmação da paz e da gratidão. Os cristais de água passou de uma imagem turva e distorcida antes da oração, bonito cristais geométricos, depois da oração.
Pequenos grupos de pessoas repetiram a experiência em outros lagos ao redor do mundo, com resultados semelhantes aos de Emoto. Ele publicou o segundo volume de sua Messages from Water (Mensagens da Água).
Trindade




No capítulo final do livro Cymatics, Jenny resume estes fenômenos em uma unidade de três partes. O poder fundamental e gerador está na vibração que, com a sua periodicidade, sustenta fenômenos com seus dois pólos. Em um pólo temos forma, o padrão figurativo. No outro é o movimento, o processo dinâmico.

http://www.youtube.com/watch?v=KurHB_fu_wE